Friday, December 10, 2010

APLAUSOS PARA O APLAUSO

"O poeta pena quando cai o pano
E o pano cai
Acordes em oferta, cordel em promoção
A Prosa presa em papel de bala
Música rara em liquidação"
(O Teatro Mágico, "Pena")

Nas últimas andanças que fiz pela internet deparei-me com algo que, talvez, não seja novidade para alguns. Porém, penso que, para muitos, isso será uma viagem ao desconhecido.
Trata-se da tão comentada "Coleção Aplauso", editada pela Imprensa Oficial. Até aí, muitos dirão: nada de novo. É a coleção que visa a reunir as obras, biografias e relatos dos maiores ícones da cultura brasileira, como já noticiado à exaustão pela imprensa.
Todavia, o que não costuma ser tão divulgado assim (acreditem) é o que, talvez, torna a coleção ainda mais interessante.
Numa tentativa história de democratizar o acesso ao conteúdo já editado nestas obras, todo o acervo da Coleção Aplauso encontra-se disponível para download gratuito (isso mesmo) em um site criado especialmente pela imprensa oficial (http://www.colecaoaplauso.com.br). Lá é possível encontrar biografias de atores, diretores e escritores, livros que reúnem as histórias de companhias teatrais e de espaços históricos (como o TBC), peças de autores já consagrados na cena teatral (e que até pouco tempo estavam em cartaz), roteiros de filmes, etc. Tudo isso sem qualquer violação de direitos autorais.
Além disso, para os interessados, é possível cadastrar-se no site e receber uma newsletter sobre os lançamentos futuros.
Em um país em que a cultura ainda é subaproveitada - como se ainda não tivéssemos conhecimento do seu poder transformador - e que o incentivo à aquisição de produtos gratuitos (ainda que posteriormente subvencionados) ou é escasso ou, quando existe, não é sequer mencionado, é de se parabenizar, principalmente após a notícia de fechamento de sites como o "Domínio Público", o que está sendo feito com a Coleção Aplauso.
Palmas, por favor.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

PS: Olha o que foi a resposta quando fiz o quiz a respeito de "Que filme do Kubrick você é":

Resultado: Laranja Mecânica

Parabéns! Você é a contradição em pessoa. Gosta de arte e muita violência, um verdadeiro exemplo de esperança em um mundo niilista com um sistema que consegue ser mais violento do que você mesmo; mas no final, você é o único lúcido e curado em uma sociedade totalmente alienada, corrompida e nojenta! Conclusão: "I was cured, all right!"

No comments: