Sunday, December 19, 2010

DORMEACORDADO?!

"Subiu os degraus pequeno, franzino. Pisou no palco. Cresceu. Virou um gigante."
(http://www.twitter.com/nopassodroteiro)
(http://nopassodoroteiro.blogspot.com)

Certa feita, este que vos escreve estava, em mais um dia como outro qualquer, esperando o ônibus na Rua Heitor Penteado. De repente, ao observar o ponto, deparei-me com um papel verde colado na parede, no qual estava escrito o seguinte excerto: "Segundo encontro. Competiam e se irritavam um com o outro. Seria melhor se não tivessem marcado naquele bar de sinuca". No mais, apenas o endereço http://www.twitter.com/nopassodroteiro.
Curioso com a pequena, mas ao mesmo tempo extraordinária e incomum situação, resolvi me informar mais sobre o que vi. E, felizmente, descobri o movimento "No Passo do Roteiro".
Trata-se de uma iniciativa da cineasta e roteirista Laura Guimarães . A ideia é espalhar pela cidade pequenos cartazes coloridos com os chamados "microrroteiros": textos pequenos que, geralmente, descrevem uma situação e sugerem o começo de histórias. Uma vez colados, os cartazes podem ser lidos por qualquer um que os descubra.
Sempre tive um apreço muito grande pela arte de rua. É incrível como uma imagem, uma frase ou uma intervenção podem conduzir aqueles que a contemplam do cotidiano, do corriqueiro, do mundo de ações repetitivas, para o extraordinário, o fantasioso, o inesperado. E muitas vezes os responsáveis são pequenas ações, como um simples cartaz contendo um microrroteiro e que é lido em um ponto de ônibus ou no caminho para o trabalho.
Iniciativas como a do No Passo do Roteiro devem ser elogiadas, nunca minimizadas. Não se trata de poluição visual ou de violações a projetos de limpeza urbana: a questão, aqui, é cultural e artística (e a arte, até onde sabemos, não deve ser censurada).

No comments: